SEMIJOIAS RELIGIOSAS – Tradição que é Tendência de Moda, aliando a Fé e a Beleza.
A religiosidade é uma prática muito antiga na humanidade e existente em diversas culturas. Os devotos costumam usar símbolos que demonstrem a crença em algo superior e transcendente desde os tempos mais antigos. Para isso, produziam acessórios que carregavam uma simbologia de sua Fé, ou seja, as joias religiosas.
Além de demonstrar publicamente a Fé, o uso do adorno é feito como uma prática de devoção e proteção espiritual, seguindo a tradição de milhares de anos atrás, antes mesmo da era cristã, quando as joias religiosas tinham como significado a adoração de deuses e a proteção contra todo e qualquer mal.
Com o passar dos séculos, símbolos foram relacionados às religiões, criando uma forma mais fácil de identificar os fiéis e agregar novos devotos. Assim como a Cruz é o maior símbolo do Cristianismo, a Estrela de Davi de seis pontas representa o Judaísmo.
Em igrejas cristãs católicas, encontram-se facilmente, imagens representando a fé que depositam no que é sagrado, sejam na imagem de Jesus crucificado quanto aos Santos e Anjos de Devoção. As imagens da Virgem Maria e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, são as maiores representações para os católicos, onde demonstra a pureza da mulher que concebeu Jesus e que se tornou mediadora entre os fiéis e Deus.
E nada melhor do que usar uma semijoia para professar a Fé que é confessada, uma peça que pode ser usada no dia a dia e que, possivelmente, passada para futuras gerações na família como uma herança espiritual, acima de tudo.
As Semijoias Religiosas estão cada dia mais comum e presente no universo de quem ama acessório, e não importa a Fé que você tenha, até porque, o Brasil é um país altamente miscigenado, e é também um país que possui rica diversidade religiosa.
Para quem não tem necessariamente uma religião, mas considera-se espiritualizado, o que verdadeiramente importa é que você continue sua caminhada, e não tenha medo de mostrar seus valores e batalhar pelos seus objetivos com resiliência e determinação.
Fé, Proteção e Foco são princípios que sem dúvida, todo mundo costuma reforçar em suas reflexões diárias.
Para demonstrar sua Fé com estilo, elegância e ainda se sentir protegido(a), você pode optar por usar Semijoias Religiosas!
Escapulários, terços, pingentes com imagens de santos ou crucifixos e medalhas com orações, são acessórios incríveis para te acompanhar no dia a dia com qualquer look básico e em diferentes ocasiões.
Confira algumas opções de Semijoias Religiosas que podem fazer parte do seu dia-a-dia.
- Crucifixo
O crucifixo é um colar religioso com grande significado para os cristãos. Isso porque o símbolo representa a cruz que Jesus foi crucificado. Ademais, a cruz também representa o sacrifício, o amor, o perdão e a renovação da fé.
Sendo uma das joias religiosas mais famosas no mundo inteiro, atribui-se ao crucifixo o significado de representar uma ligação do homem com o todo poderoso, Deus. Esse símbolo é muito usado em diversos segmentos como, estampas, tatuagens e principalmente em acessórios.
Os pingentes religiosos são joias versáteis e cheias de estilo. Crucifixos ficam lindos em correntes de diferentes alturas. E também, podem ser usados com chokers ou gargantilhas mais curtinhas.
Dos modelos mais tradicionais e delicados aos mais modernos, como os feitos em aço inoxidável, os crucifixos podem ser elegantes ou até mesmo dar um toque ousado ao look.
Curiosidade:
O crucifixo nem sempre foi um símbolo cristão. A crucificação era a maneira pela qual, ainda no século I d.C, os criminosos eram punidos e mortos. Somente depois da crucificação de Jesus Cristo é que o crucifixo tornou-se um símbolo cristão.
- Escapulário
Essa peça pode ser um acessório perfeito para diversas ocasiões. Além de ter um significado muito bonito.
Origem e Significado:
O uso do escapulário nasceu na fé católica. A religião é muito ligada a esse acessório e se você segue essa religião é perfeito para você. Na Fé, principalmente católica, tem um significado muito voltado para a proteção ao longo da vida, colocando Deus a sua frente e te protegendo.
Também é um objeto que para os católicos significa ajuda na hora da morte. Além de significar salvação eterna. Usar o escapulário tem muito a ver com o seu relacionamento com Deus e com a comunidade religiosa e o exercício da sua religião.
Curiosidade:
Em 1251, após o movimento dos Carmelitas pela Europa, São Simão pediu um sinal para Nossa Senhora do Carmo. Foi quando ele recebeu um Escapulário da santa como sinal de proteção. Por isso, até hoje o escapulário representa a proteção divina e também um pacto de devoção do fiel.
Escapulário para Outras Religiões
Embora tenha uma origem muito ligada a Igreja Católica, utilizar escapulários em outras religiões não tem problema nenhum. Muitos são voltados para os Evangélicos com orações e salmos. Sem imagens, já que não faz parte da Fé Evangélica.
Outros também são voltados para os Judeus, com a imagem da Estrela de Davi. É sempre importante respeitar todas as crenças e por isso existem atualmente escapulários para os diversos tipos de Fé.
Assim como também existem os símbolos ou palavras, para quem quer usar um escapulário sem estar voltado para nenhuma religião.
Atenção: vale a pena procurar o que mais se adequa as suas crenças e atividades religiosas, ou que não tenha nenhuma ligação à Fé se for seu caso. Pois, é sempre importante respeitar a crença dos outros, e não adquirir um objeto que tenha grande significado para outra pessoa, se você não vai respeitá-lo!
Delicados e carregados com uma simbologia linda – da proteção – essas semijoias combinam com vários estilos.
Em prata ou outros metais brancos, os escapulários podem ser usados também com outros tipos de correntes ou gargantilhas. São acessórios que permitem composições criativas.
O uso de escapulários é liberado para homens, mulheres e crianças. Apenas procure a peça mais adequada para cada estilo e ocasião.
- Terço
O terço é uma representação da terça parte do rosário, que é um conjunto de orações. Em sua forma original o rosário reúne 150 salmos bíblicos para serem rezados. Porém, posteriormente, por conta das dificuldades em decorar os salmos, essas orações foram substituídas por 150 rezas de Pai Nosso.
Após muitas alterações, o terço moderno possui 50 contas pequenas para rezar as Ave-Marias e 5 contas grandes para rezar os Pai-Nossos. Certamente além de significativo, você consegue carregá-lo para todos os lugares e manter-se conectado e em dia com suas orações.
“O terço é uma longa corrente que liga o Céu e a Terra.”
St Teresa de Lisieux
Os formatos de terços religiosos tem uma boa procura no mercado. Estes acessórios são perfeitos para quaisquer ocasiões, evidenciando a qualidade e a delicadeza dos produtos, e podem ser combinados com diversos complementos sem medo de fugir da moda.
Os terços deixam de ser acessório usado apenas pelos religiosos fervorosos, e passam a ser um acessório usado pelas fashionistas e não apenas sozinhos, o mix de colares com os terços são tendência e vieram para ficar!
- Estrela de Davi
O nome Davi em hebraico é formado por letras que possuem uma caligrafia que se assemelha ao formato da estrela. Por isso, o símbolo foi incorporado em diversas religiões. Além disso, a própria estrela se tornou símbolo também da cultura judaica. Inclusive, em algumas representações a estrela simboliza o homem na trindade corpo, alma e espírito.
Estrela de Davi nos acessórios
Em hebraico Estrela de Davi é lida como Magen David. Se pensarmos na tradução da expressão, Magen é uma palavra que pode significar escudo, governante e defesa. Então, podemos deduzir que a Estrela de Davi serve para proteger as pessoas de males em geral.
Por isso, acreditamos que o colar com Estrela de Davi é mais um símbolo de proteção. A Estrela ajuda contra os males em geral, assim como um escudo. Além disso, ela dá forças a quem usa e também disposição para vencer os inimigos.
- Mão de Fátima – Hamsá
A palavra Hamsá tem por significado “cinco”, os cinco dedos da mão. Sua representação tem a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, e o “Olho que tudo vê” em sua palma da mão.
O símbolo Hamsá, é usado como amuleto contra o mau olhado, para afastar as energias negativas e atrair boas vibrações.
O talismã Hamsá, já era usado, na Antiguidade Oriental, como símbolo de proteção, antes mesmo de ser utilizado no Islamismo e no Judaísmo.
O sentido religioso do símbolo Hamsá está no seu significado: uma mão que para (impede o mal e transmite poder, força e proteção, atraindo o bem).
Uma das representações do símbolo Hamsá é a Mão de Fátima, que está associada à força de uma mão com dedos abertos, que se assemelha a um escudo de proteção, sendo assim, sua simbologia está relacionada como uma forma de defesa contra toda negatividade.
Para os seguidores do Islamismo Fátima era uma mulher santificada, considerada “Senhora das Mulheres do Paraíso”.
As mulheres muçulmanas, por todas essas associações, costumam usar o talismã da Mão de Fátima.
No Islamismo, os dedos, assim como algumas mesquitas (igrejas islâmicas), representam os cinco pilares do islamismo: Fé, Oração, Caridade, Jejum e Peregrinação.
O talismã Hamsá é uma expressão religiosa de bênção e proteção para quem o usa.
- Pingentes religiosos: das versões tradicionais às criativas
Pingentes com imagens de santos também dão um toque criativo em diferentes looks. Além das versões com brilho e detalhes na prata, o toque de cor transforma uma joia convencional em um acessório vibrante e charmoso. Alguns exemplos são os pingentes com pedrinhas de zircônia em diferentes cores ou nano turquesa.
- Pulseiras, Brincos e Anéis religiosos: novidades cheias de estilo.
Entre as semijoias religiosas, pulseiras, brincos e anéis são menos convencionais, mas não menos charmosos!
Como o uso desses acessórios com imagens sagradas não é uma tradição, essas semijoias chamam atenção e têm um toque de modernidade.
Semijoias Religiosas no Mundo da Moda
Mesmo sendo usadas com propósitos espirituais pelos devotos e crentes, as semijoias religiosas também passaram a ser acessórios do mundo da moda. Isso por conta da sua estética muito bela e também por se tratar de um acessório com significados e propósitos.
Já no meio fashion, ainda que haja pessoas que utilizem esses símbolos como sinal de Fé, para outras eles apenas reafirmam o estilo que se busca transmitir com o look.
De qualquer forma, é tão legal utilizar símbolos para remeter à sua religião, quanto para dar novos significados a eles de acordo com seu estilo ou personalidade!
E também, por que não combinar as duas coisas?
Confira abaixo algumas dicas:
⇒ Acessórios para usar constantemente
Os acessórios religiosos eram utilizados pela sua simbologia, não tanto pela estética. Escapulários de cordão, cruzes, medalhas de santos e pingentes mais tradicionais, comuns e simples podem ser utilizados constantemente, independentemente da ocasião, exatamente por terem como papel principal proteger quem os usa, ou demonstrar alguma devoção. Esses tipos de acessórios religiosos, portanto, independem da composição de peças que você escolhe vestir.
⇒ Acessórios para acrescentar detalhes singelos ao look
Tanto para demonstrar sua religiosidade quanto para compor looks diurnos, ou de estilo mais romântico ou tradicional, semijoias como colares, brincos e pulseiras com aplicações de pedraria menos elaboradas são uma ótima pedida. Já para combinações mais casuais, nós apostamos em acessórios lisos banhados em prata e ouro. A ideia é dar apenas um toque a mais bem de leve no look que você for usar.
⇒ Acessórios religiosos para dar elegância
Caso você esteja buscando uma composição um pouco mais elaborada, além dos acessórios básicos, você pode apostar em terços e combinações de anéis mais adornados e irreverentes. Escolha pedrarias, cores ou até mesmo o preto que, nesse caso, não terá nada de básico. Usar essas peças vai resultar em um estilo mais dramático e misterioso.
⇒ Acessórios para esbanjar criatividade e glamour
Os acessórios religiosos não ficam de fora quando o assunto é glamour.. Mesmo nos momentos em que a estética vai falar mais alto, eles também podem contribuir. Para looks criativos, as chokers com pingentes de símbolos religiosos, por exemplo, podem ser ótimas aliadas. E se você quiser ser mais ousada, pode apostar em acessórios mais carregados, principalmente em eventos que requerem mais requinte e permitem que você elabore mais o seu look.
As Semijoias Religiosas são delicadas, elegantes e cercadas de significados, combinam com qualquer faixa etária e diferentes públicos. São excelentes opções de presentes, porque simbolizam o desejo de proteção para quem o recebe.
Escolha a sua peça preferida e arrase!