SEMIJOIAS com PEDRAS – Elementos que agregam Beleza e Qualidade à peça!
As Semijoias com pedraria possuem brilho, lapidação cuidadosa e se multiplicam em possibilidades. Afinal, existem diferentes tipos de pedras e conceitos relacionados a elas, ora são chamadas gemas, outras vezes de cristais; ora resultam da ação da natureza ou fruto de processos industriais.
É de fundamental importância, saber diferenciar os diversos tipos de pedras utilizadas na produção das semijoias, para que você ofereça informações mais precisas aos clientes e que também, não seja enganada na hora de levar uma peça para casa, no papel de consumidora.
No Brasil, temos uma diversidade incrível de pedras que são utilizadas em semijoias, além de materiais que são utilizados no mundo todo e que também agregam beleza e qualidade à peça.
Quer saber mais sobre os tipos de pedras e quais são as suas características?
Zircônia – A Pedra que imita o Diamante.
A zircônia é o verdadeiro diamante de todas as semijoias, pois suas características são muito similares à pedra preciosa, por isso se tornou uma das principais escolhas dos designers e das joalherias.
As zircônias naturais são minerais muito raros, são resultados da cristalização do óxido de zircônio e suas cores mais frequentes são as vermelhas e acinzentadas. A pedra criada em laboratório, desde 1976, é um mineral sintético que imita o diamante, chamada de zircônia cúbica. Esse mineral começou a ser processado para ser um substituto do diamante, e com um valor bem mais acessível.
Por ser uma pedra sintética, praticamente não possui defeitos, é incolor, mas também pode ter diferentes cores, pode ser molhada e, ainda assim, não perde o seu brilho.
Só olhando, dificilmente você conseguirá discernir uma da outra, por isso é importante prestar atenção em alguns detalhes:
É comum ouvirmos a palavra “brilhante” sendo usada como sinônimo de diamante. Mas isso é um equívoco, pois o brilhante é apenas o resultado de um tipo de lapidação, não uma característica da pedra em si.
Lapidação:
O processo de lapidação é o que define a beleza da gema, como pedra de joias ou semijoias. Então, a partir desse trabalho as gemas ganham forma, permitindo a entrada da luz, o que garante o brilho da peça.
Curiosidade:
Na antiguidade, a zircônia era utilizada como talismã. Frequentemente os comerciantes as usavam durante suas longas viagens. Na época acreditavam que a pedra atraia grandes fortunas e, consequentemente, com ela estariam protegidos contra bandidos durante a noite. E também, utilizada para induzir o sono, atrair sonhos calmos, amor e admiração das pessoas.
Muitas vezes, ficamos deslumbrados com a beleza das semijoias, e nem entendemos como essas peças não são verdadeiras joias. Isso porque além do acabamento perfeito, elas possuem materiais de excelente qualidade.
E as zircônias são o exemplo perfeito desses materiais!
Atenção: O strass é feito de um pó derivado de cristal de rocha, fragmentos de plásticos e vidros. Para conseguir um fulgor ainda mais reluzente, uma camada de metal é aplicada em sua base. É a mais econômica das pedras que buscam imitar o brilho do diamante e é muito usada em bijuterias e outros tipos de acessórios. É uma opção mais barata que a zircônia, porém com qualidade, beleza e durabilidade muito inferior. Dificilmente é utilizado na produção de semijoias.
Cristais Swarovski – O Cristal mais conhecido no mundo da Moda.
Quando se fala em cristal, existe uma amplitude de conceitos e é preciso reconhecê-los para entender.
Os cristais se formam a partir da nucleação, ou seja, quando uma substância se dissolve em outra. Ao se juntarem as estruturas de cada molécula, de materiais diferentes, dissolvem-se uma na outra e formam uma estrutura maior, que também se dissolverá com o tempo.
Como esse fenômeno não acontece naturalmente no planeta, o tcheco Daniel Swarovski inventou uma máquina de corte automática em 1892, que revolucionou o processo de cortar cristal, fazendo com que as pedras fossem feitas com uma precisão extraordinária. Desde a sua fundação até os dias atuais, a marca foi fazendo fama na medida em que os cristais Swarovski foram se popularizando.
Suas pedras possuem transparência e brilho impressionantes que conferem ao produto uma beleza incrível.
O brilho inconfundível dos cristais Swarovski, se deve ao processo de lapidação do cristal debaixo da água – segredo da marca – onde o cristal recebe mais lapidações que o diamante, o que o torna mais brilhante.
Assim, os cristais Swarovski ficaram mundialmente conhecidos como uma imitação do diamante, que chega muito próximo do brilho e da beleza da pedra preciosa.
Curiosidade:
Cristais, ao contrário dos diamantes, podem vir em diferentes formatos e tamanhos, além de cores variadas. Outra diferença entre as duas pedras é que os diamantes possuem uma dureza 10 na escala Mohs, enquanto os cristais têm um número menor — algo em torno de 6 ou 7. Mesmo assim, como o diamante, os cristais conseguem riscar vidros.
Pedra Fusion ou Cristal Fusion
A maioria das pedras utilizadas na produção de semijoias são sintéticas feitas em laboratório, entretanto, as pedras fusion, como já sugere o nome (fusion = fusão, em inglês), são feitas a partir da fusão de cristais e fragmentos de pedras raras, além de possuírem ranhuras internas propositais, o que as tornam pedras que aparentemente se aproximam muito das pedras preciosas, e também únicas, pois nenhuma possui o mesmo efeito craquelado idêntico.
Devido a esse processo, as semijoias com esse tipo de pedra acabam sendo um pouco mais cara do que peças com cristal de vidro.
Uma das vantagens da pedra fusion, é que os restos usados na formação podem ser de qualquer pedra preciosa. Dessa maneira, ela simula com maestria suas irmãs naturais. As que fazem mais sucesso são as fusions turmalina, esmeralda, água marinha, safira e rubi.
Atualmente, as peças produzidas com pedra fusion, estão em alta e ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda, principalmente por conta do aspecto de naturalidade e elegância proposto pela pedra.
Também ganham o destaque das cores, devido às ranhuras e o brilho das pedras.
Ainda que as pedras venham dar um ar de sofisticação ao look, elas podem ser usadas em qualquer ocasião, pois é o tipo de peça-chave para estar elegante em qualquer ambiente, desde os formais até os mais descontraídos.
Pedras Naturais / Pedras Brasileiras – Fonte de Energia Natural.
As pedras são minerais cristalinos, reconhecidos pela sua beleza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz. Além de seu aspecto atrair as pessoas pela sua beleza externa, cada pedra tem também um significado místico e espiritual.
As Pedras e Cristais naturais possuem energias e capacidades conhecidas desde a antiguidade. Elas podem ser usadas para terapias, proteção energética, elevação espiritual e são capazes de ajudar a atrair prosperidade e despertar capacidades superiores.
Como as Energias das Pedras Funcionam
Toda a matéria, toda a luz, o pensamento e os sentimentos, são no fundo manifestações da energia primordial e amorosa do Universo.
Nós trocamos esta energia constantemente com as pessoas que convivemos, com o alimento que comemos e com tudo, tudo mesmo ao nosso redor.
As pedras e cristais, por serem geradas pelas mais poderosas energias do planeta Terra durante milhões de anos, são por sua natureza, verdadeiras usinas de energias harmônicas e benéficas.
O Significado das Pedras
Cada Pedra tem suas energias e propriedades específicas, conhecer estas informações nos permite ter acesso a uma poderosa fonte de energia natural em nosso dia a dia.
Veja a lista com um resumo das propriedades, usos e características das principais pedras existentes:
Você sabia que, no mundo, há nove regiões geográficas ricas em gemas e, dentre elas, o nosso país ocupa o primeiro lugar?
E que é referência na mineração de pedras como a água-marinha (o país possui as maiores jazidas)?
Isso mesmo, o Brasil é um país de muitas riquezas e uma delas está relacionada às pedras preciosas.
Nas semijoias, utilizam-se muito as pedras brasileiras, que são encontradas com facilidade no solo e, por isso, seu valor é mais baixo quando comparado a outras pedras de difícil extração — como o diamante, a safira, o rubi, entre outras.
Conheça as pedras brasileiras mais importantes e muito utilizadas na fabricação de semijoias:
Ágata
As pedras Ágatas são encontradas em diversas cores, no entanto suas cores naturais geralmente são pálidas e cinzentas, porém por meios artificiais podem vir a adquirir colorações diferentes e tonalidades brilhantes.
Antigamente eram usadas como amuleto dos faraós. Atualmente, são usadas como proteção e estão muito associadas ao equilíbrio e harmonia.
Ametista
A Ametista é a pedra preciosa mais antiga que se tem registro, utilizada pelo homem há mais de 25 mil anos, e tem como principal país produtor no mundo o Brasil. Esta gema é de grande beleza e uma das mais populares por seu preço acessível.
A lapidação adequada possibilita ressaltar sua beleza. A gema é encontrada na cor violeta, com nuances avermelhadas ou azuladas e a intensidade do tom púrpura a faz ser ainda mais valiosa.
Originalmente uma das ramificações do quartzo, a ametista também exerce poder de beleza sob os olhares de colecionadores de cristais. Não são poucas as pessoas ao redor do mundo que procuram ter as peças mais puras possíveis do item que, espiritualmente, é conhecido pela proteção aos “maus fluidos”.
Citrino
Conhecido como “irmão da ametista”, o citrino é encontrado em tons variados, nas cores laranja, amarelo, castanho amarelado, vermelho amarronzado e conhaque (conhecido também como Citrino Rio Grande). Sua formação se dá principalmente pelo aquecimento das pedras de quartzo. O primor na lapidação da pedra, que é mais encontrada no Brasil, realça ainda mais sua beleza.
O Brasil é um dos verdadeiros “paraísos mundiais” do citrino, tendo na sua formação geológica, componentes ideais para a existência desse mineral em nosso solo.
Sua relação com o mundo das semijoias é tão próximo, quanto sua ligação com a ametista.
Granada
Ela pode não ser tão conhecida, porém as mulheres sabem bem o encanto que uma semijoia de granada pode causar na sua aparência. Pedra essa, inclusive, que também pode ser encontrada em determinadas regiões do país.
Não é apenas na questão estética que esse mineral tem grande aceitação e utilização. Isso porque, em relação à questão de energia espiritual, a Granada é considerada uma excelente aliada na limpeza e relaxamento do nosso corpo, como: a melhoria de funções circulatórias, metabólicas e de controle da pressão arterial.
Olho de Tigre
O Olho de Tigre é uma gema que exibe normalmente cor amarela a vermelho-marrom, com um lustre sedoso. Tem um aspeto muito distinto, devido às suas faixas douradas, amarelas e castanhas. A pedra natural é membro do grupo do quartzo, as suas propriedades físicas e visuais, são idênticas ou muito próximas às propriedades de um cristal simples de quartzo.
As principais jazidas de Olho de Tigre estão localizadas na África do Sul, Namíbia e Índia.
Sendo um poderoso talismã protetor, neutraliza as energias negativas, quebra todos os tipos de maldição e feitiços, ativa a energia Kundalini (é um antigo termo em sânscrito que significa “enrolado por uma serpente”, e refere-se justamente a expansão da consciência), é uma energia poderosa e feminina, representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral. E também, fortalece os talentos pessoais.
Ônix
O ônix é um tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Possui cor negra intensa, normalmente brilhante e por vezes com pequenos veios brancos em paralelo. É considerado no mundo todo como a pedra do poder e da realização pessoal.
Suas vibrações canalizam as energias para atingirmos nossas metas, e nos mantém seguros e centrados mesmo nas situações mais difíceis.
Ela nos dá vislumbres do futuro, fortalece a saúde, ajuda a receber orientações de nossos mestres espirituais e equilibra nossas energias Yin e Yang.
Na antiguidade foi usada para afastar o mau, e ajudar seu portador a se sentir mais pleno e confiante.
Quartzo Fumê
É considerada uma das mais brilhantes pedras escuras. E, segundo os terapeutas, o quartzo fumê é umas das pedras com maior poder sob nossa energia espiritual.
O Brasil é um dos principais locais em todo o mundo, para encontrar o quartzo fumê em formato bruto. Essa pedra tem gigantesca aceitação nas semijoias, pelo seu aspecto quase que único.
Sua aparência com um fosco quase que desenhado, inclusive, fez o prefixo fumê ser adicionado por se acreditar que, em seu interior, havia realmente uma espécie de fumaça.
Apenas depois de estudos e análises geológicas mais profundas, foi possível perceber que essa variação de quartzo se formava graças à radiação mineral ou mesmo produção de alguma matéria orgânica que altera a sua composição original.
Rutilo
Os antigos já diziam: ”nem tudo que reluz é ouro”, pode ser rutilo também. Os fios dourados dessa pedra são os rutílios, um tipo de mineral composto de dióxido de titânio, que causa um efeito fantástico.
O Rutilo pode conter até 10% de ferro, tem brilho metálico e o mais comum é encontrá-lo nas cores marrom e vermelho. Daí o nome “Rutilo”, que vem do latim “Rutilus” que significa “Vermelho”.
O Rutilo possui uma energia poderosa capaz de abrir os caminhos para o sucesso, aumentar nosso poder de manifestação e atrair muita prosperidade.
Aproveite o significado por trás das pedras para escolher a que mais se adéqua a sua necessidade e assim ter essa incrível fonte de energia natural para te ajudar a se manter íntegro, calmo, e principalmente, energizado no seu dia a dia.
Contamos em nosso país com mais de cem tipos de pedras. As semijoias fabricadas aqui têm grande procura em todo o mundo, já que a qualidade, beleza e o preço justo são insuperáveis.
Sejam em colares, anéis ou brincos, as pedras brasileiras vem, cada vez mais, conquistando o mundo todo. Para quem deseja adquirir um produto autêntico, para presentear ou para uso próprio, não há nada mais elegante e certeiro!
Pérolas – Clássicas e Atemporais!
As pérolas estão presentes na vida das mulheres há anos, desde a Idade Antiga até os dias atuais são sinônimos de beleza, tradição, elegância e romantismo.
A pérola é uma gema formada dentro das ostras, sempre que se sentem ameaçadas e invadidas por algum corpo estranho, no momento da invasão, o molusco libera uma substância branca e brilhante, chamada nácar, que envolve e isola a ameaça. Com o tempo, o intruso preso dentro da bolinha de nácar se tornará a pérola como a conhecemos.
E, encontrar uma pérola na natureza é muito raro, já que depende de uma série de circunstâncias. Mas, hoje, existem as chamadas “fazendas de pérolas”, que fazem o papel da natureza ao introduzir um corpo estranho na ostra.
Pérolas Naturais Cultivadas de Água Doce
Pérolas cultivadas são obtidas pelo mesmo processo das coletadas, com a diferença de nascerem de uma base pré-formada, colocada manualmente no interior da ostra, criadas em lagoas (água doce). Tal processo faz com que não sejam consideradas falsas. Atualmente, mais de 90% das pérolas naturais comercializadas são cultivadas, inclusive sendo utilizadas na alta joalheria.
É muito difícil diferenciá-las das coletadas, consegue-se isto com exame de raio x, ou partindo a pérola para medir as camadas. As pérolas naturais são naturalmente assimétricas e seu formato varia de uma para outra, conforme o processo de desenvolvimento natural no interior da ostra. As pérolas simétricas e arredondadas são as mais valorizadas, porém muito raras e, por esse motivo, podem atingir valores muito elevados, viabilizando seu uso apenas na alta joalheria.
Curiosidade:
Pérolas de água doce são encontradas em águas de rios e lagos e não no oceano. A pérola mais antiga foi utilizada em 4300 a.C por uma Princesa Persa. Elas são conhecidas por trazerem luz, beleza e amor. E ainda são capazes de te despertar e se tornar mais consciente sobre os problemas que carrega ao seu redor. As pérolas são ligadas a inocência e nos ajuda a ver a vida com mais compaixão.
Entretanto, nas semijoias, é comum utilizar a Pérola Artificial. Elas têm um revestimento em vidro e são lustradas de modo a imitar o brilho da pérola natural ou cultivada.
Saiba mais sobre as Pérolas Artificiais!
Pérola Artificial
A pérola artificial possui o núcleo de plástico, ou de vidro em alguns casos, coberto por uma camada de tinta e verniz. São peças produzidas com auxílio da tecnologia, por isso possuem um formato redondo perfeito.
A grande vantagem da pérola sintética plástica é que você pode ter várias cores, formatos e tamanhos, podendo fazer uso em diversos modelos de acessórios.
Pérola Shell
A pérola Shell é uma excelente imitação das pérolas naturais e cultivadas. Feitas a partir de um substrato de porcelana ou resina com um composto formado pela madrepérola, esse tipo artificial possui uma ótima qualidade, um brilho diferenciado e perolado. Por ser fabricado pelo homem, o seu formato é perfeitamente redondo, diferenciando-se assim das pérolas naturais. E pode ter inclusive um melhor valor de mercado do que a pérola natural cultivada.
Apesar de ser produzida em laboratório, a gema sintética tem propriedades físicas muito semelhantes à pérola natural. Razão pela qual também é muito valiosa e muito usada na produção de semijoias.
Pérolas Maiorca
As pérolas Maiorca são produzidas por uma fábrica pioneira e jamais estiveram dentro de uma ostra. São criadas a partir de um bastão de vidro e um fio de cobre aquecido, e depois de moldados recebem vários banhos (28 vezes) de uma essência perolada, cuja fórmula não é divulgada. Apenas sabemos que é composta de elementos orgânicos (pó de concha e saliva de ostras), encontrados no mar Mediterrâneo, o que conferem um aspecto muito semelhante às naturais.
Pérola Barroca
A pérola barroca apresenta formatos bem diversos, das mais redondinhas até as que apresentam formas indefinidas e que possuem um charme mais exótico. Esse tipo irregular é chamado de pérola barroca, e recebe essa designação todas as pérolas que, durante o cultivo, não atingiram 75% de esfericidade.
Elas podem ser de água doce ou salgada e de uma ampla gama de cores e tons. Geralmente esse fenômeno acontece quando há liberação de gases pelo molusco, que inflam o material gerando formas desniveladas.
Antigamente esse tipo de gema não era apreciado em joias requintadas, mas a história mudou, e hoje em dia cada vez mais as pérolas barrocas são vistas como exclusivas.
Tanto que, até mesmo as grifes mais badaladas do planeta têm se rendido a elas e lançado joias maravilhosas.
Como vimos, as pérolas são pedras clássicas, adoradas nos quatro cantos do mundo, e que nunca saem de moda. Sejam verdadeiras ou artificiais, esses adornos têm um lugar reservado no guarda roupa e no coração das mulheres.
Madrepérola
Além das pérolas, temos outra fonte de beleza natural vinda das conchas, a madrepérola.
A Madrepérola (ou nácar) é a parte interna da concha, o revestimento iridescente (popularmente conhecido como “furta-cor”) formado pelos moluscos.
Quando falamos sobre madrepérolas, não as categorizamos por variedade, pois elas são, basicamente, compostas pelo mesmo material. O que influencia a cor, o formato e o tamanho dessas pedras é o tipo de ostra que a produz e a região do planeta onde foi encontrada. Lembrando que, elas podem ser encontradas tanto em conchas de água doce, como nas águas dos mares.
Vale destacar que o nácar, ou madrepérola, corresponde a uma camada plana que forma a parte interna da concha de maneira rígida. Já as pérolas são compostas por camadas esféricas, que são produzidas pelos mesmos elementos do nácar.
Sua coloração é esbranquiçada e com efeito brilhante. Como essa pedra tem a capacidade de refletir a luz, pode apresentar diferentes cores e tonalidades, dependendo de como é exposta.
Associado ao elemento água e ao oceano, ela é avaliada como uma poderosa energia de cura. A madrepérola é usada para conservar a energia pura e afastar o mal. Sabe-se que ela alivia o medo, promove a prosperidade e boa sorte, permitindo que você veja a beleza de tudo no seu dia a dia.
Elas são lindas, cintilantes e transformam qualquer acessório em uma verdadeira joia!
As pedras para semijoias são importantes elementos, que agregam muita beleza e qualidade às peças!
Conhecer os materiais utilizados é algo fundamental para formar o preço de venda e aumentar sua margem de lucro!
Ficou mais fácil de entender?
O importante é saber que, tirando as pedras preciosas e as pérolas autênticas, todas as outras gemas estão presentes nas mais finas semijoias.
E que semijoias com pedras valorizam o figurino, embelezam qualquer look e abrilhantam os mais diferentes estilos.
Use-as, portanto, sem moderação!