Como Criar Coleções e Controlar Estoques.
Uma nova coleção nasce de uma mistura de intuição, experiência e observação contínua nas Inovações e Tendências de Moda.
É que moda e semijoias têm uma coisa muito particular em comum: ambas precisam vender mais do que um produto: vendem sonhos e desejos.
Uma coleção consiste em todos os lançamentos de uma determinada estação. O calendário oficial para o lançamento de coleções é de três em três meses, ou seja, de acordo com as estações do ano: primavera-verão, outono-inverno.
- Mix de Produtos / Conceito Geral
Construir uma coleção vai muito além do processo criativo. É importante que exista uma coerência entre o Posicionamento da Marca e os Produtos que serão oferecidos.
Em “Produto” temos dois critérios que devem ser considerados. O primeiro de Mix de Moda e o segundo Mix de Produto. Eles se diferenciam da seguinte forma:
- Mix de Moda
É o planejamento de produto. Serve para atender diferentes demandas de consumo e leva em consideração diferentes estilos, que se dividem em: básico/clássico, fashion/modismo e vanguarda/conceitual.
– Clássico: modelos comercialmente populares que estão presentes em quase todas as coleções, atemporal.
– Modismo: peças que seguem as tendências do momento.
– Conceitual: grupo de produtos focado em um público mais arrojado. Muitas vezes são itens mais conceituais, mas importantes para transmitir o espirito da coleção – DNA da Marca.
Confira alguns exemplos nas imagens abaixo:
Cada um destes direcionamentos possui performance de vendas e tempo de vida singulares, por isso, uma coleção deve atender a todos estes grupos, mesmo que em proporções diferenciadas.
A variedade de peças de cada grupo depende do Posicionamento da sua Marca e de seu público-alvo, mas a composição “mais comum” de Mix de Moda é:
- 65% – Clássico
- 25% – Modismo
- 10% – Conceitual
- Mix de Produto
É o planejamento de produto que leva em consideração características de design das peças.
Uma empresa de semijoias agrupa esses produtos em categorias como colares, pulseiras, brincos, anéis, conjuntos etc.
A definição das categorias depende de cada negócio e de seus produtos. O ideal é que dentro de uma coleção existam de 5 a 10 categorias de produto. Assim é possível criar uma coleção mais coesa e facilitar as análises de performance de vendas.
O planejamento da coleção nos permite desenvolver uma coleção completa, que atende às necessidades do público.
Planejar é saber:
- O que comprar
- Quando comprar
- Quanto cobrar
- Como comunicar
- Onde vender
Mix de Produtos é uma ferramenta poderosa para melhorar os resultados nas vendas, garantindo mais utilidade e novidades para o seu público!
As demandas de consumo são cada vez mais variadas. Surge então, a oportunidade de ampliar o Mix de Produtos que você oferece. Além de favorecer o relacionamento, uma ótima diversificação também vai ajudar a sua empresa a faturar mais, impedindo que o potencial consumidor procure os concorrentes.
As principais razões para investir em um Mix de Produtos e ter melhores resultados de vendas são:
- Comodidade ao Cliente: quando o consumidor encontra produtos complementares em apenas uma loja, que lhe conferem a comodidade de não ter que entrar em vários locais de vendas, fica muito mais prático fazer as compras naquele local;
- Abrangência: Quando um cliente chega a sua loja, ele quer ter opções de produtos. Se ele ficar restrito a somente um tipo de compra, pode ser que ele desista de comprar, afinal, vai sentir que os produtos não atendem aos seus desejos e às suas necessidades. Com um mix adequado, você consegue atingir muito mais clientes, porque oferece o que elas estão procurando. É como se fosse um jogo de probabilidade, ou seja, quanto mais oferta existe, maiores são as chances de agradar o público;
- Aumento do Ticket Médio: como o cliente vai ter à sua disposição uma gama diversificada de produtos, a tendência é que ele compre em uma mesma compra vários tipos de produtos, de forma simultânea, aumentando, assim, o seu ticket médio de consumo;
- Aumento de Compras por Impulso: quando o consumidor está circulando pela loja, procurando determinado produto, acaba comprando outros produtos, apenas pelo fato de ter visto sua disponibilidade e acaba levando mais produtos por impulso, o que aumenta consideravelmente o giro de estoque;
- Vantagem Competitiva: oferecer um mix de produtos, bem mais completo do que o que a concorrência disponibiliza, torna a sua loja mais atraente e competitiva para os seus consumidores, além de ampliar o movimento de pessoas interessadas em fazer compras;
- Distingue a sua Marca: Assim que o consumidor pensar em determinada linha de produtos, vai se lembrar da sua loja em primeiro lugar, pois é lá que ele vai encontrar a variedade de produtos que está buscando. Ou seja: um Mix de Produtos variados garante vantagens competitivas para o seu negócio, deixa a sua marca na mente dos consumidores, aumenta os resultados financeiros e as vendas da sua loja, amplia a sua cartela de clientes, promove maior rotatividade dos estoques, além, é claro, de contribuir significativamente para a sustentabilidade e crescimento da sua empresa.
- Como Definir seu Mix de Produtos (personalizado / DNA x Versatilidade)
Escolher o que oferecer na loja parece ser um processo fácil e intuitivo.
Porém, essa é uma das decisões mais importantes de qualquer negócio, afinal é onde o DNA da loja será estabelecido.
Portanto, trata-se de uma definição que precisa ser tomada de forma planejada e estratégica.
O que levar em consideração para definir o Mix de Produtos ideal?
- Considere o mercado que você está inserido: é sempre muito bom poder contar com um grande número de produtos, no entanto, isso pode ser irrelevante para os seus clientes potenciais. Focar em produtos que não são populares para o seu público, ou ainda, passar a ter em sua loja uma linha de semijoias que fuja da realidade dos seus consumidores pode acabar prejudicando as vendas, gerando um problema operacional, afinal, vai envolver todo um controle de estoque. Portanto, para diversificar o seu Mix de Produto é imprescindível que você analise com bastante cautela o seu público e, só depois, defina uma linha de produtos;
- Pense na necessidade dos seus consumidores: para que a diversificação do seu Mix tenha um efeito bem positivo, o mais indicado é analisar qual vai ser a reação dos seus clientes aos novos produtos. Lembre-se: realizar pesquisas na sua loja é uma maneira de coletar informações sobre as necessidades dos seus consumidores;
- Tenha controle das despesas dessa operação: controlar as despesas que estão envolvidas na diversificação do seu Mix é importante para o sucesso dessa atividade. É necessário pensar em todas as despesas e, claro, em todos os custos envolvidos na manutenção do produto na sua loja, custo com tributação, compras, exposição etc. Tudo precisa ser colocado no papel para fazer uma análise e ter um relatório de venda de cada semijoia que faz parte dessa diversificação;
- Ofereça treinamento aos colaboradores: É fundamental, que os funcionários estejam sempre preparados para informar aos consumidores, sobre a diversificação das semijoias. Não vai adiantar muito aumentar a variedade dos produtos, e não oferecer a capacitação necessária para que os funcionários prestem o melhor atendimento aos clientes. É importante que os colaboradores, conheçam todos os produtos que são vendidos pela sua empresa. Isso deve acontecer com capacitações e muito treinamento.
Essas são algumas estratégias, para o processo de diversificação das semijoias em sua loja. Feito com sucesso, o processo pode ser a chave para que o seu negócio se diferencie da concorrência e conquiste um lugar especial no pensamento dos clientes.
O retorno desse investimento na diversificação de produtos vai ser percebido
no movimento de novos clientes e no aumento das vendas.
- Lembrando que, de nada adianta colocar todas essas dicas em prática, se você não mensurar os impactos alcançados. Colete o maior número de dados que você puder, para entender que tipo de melhorias você ainda pode realizar no Mix de Produtos.
- Controle de Estoque
Gerir bem o estoque é uma das ações mais importantes para a lucratividade de um negócio, independentemente do seu segmento. O bom controle de estoque influencia até mesmo a Satisfação dos Clientes, pois contribui para um atendimento eficaz e o fornecimento dos produtos em melhor estado e com os melhores preços.
Também é preciso investir em estratégias de vendas, que passam pela diversificação do seu Mix de Produtos. Assim, quando um produto estiver em falta, você não terá dificuldades em oferecer outra opção para seu cliente.
A diversidade também evita que um único produto seja armazenado em quantidades exageradas.
Nesse sentido, um bom Mix também racionaliza sua relação com fornecedores, melhora a organização do seu estoque, e garante que a rotatividade do setor evite riscos desnecessários.
Aposte em uma boa gestão do seu inventário, para evitar que as semijoias fiquem paradas e que você precise arcar com futuros prejuízos.
Saiba como Organizar e Controlar um Estoque de Semijoias
- Defina o tamanho do estoque de acordo com o seu negócio
O espaço do estoque precisa ter ótimas condições de armazenamento e ser de fácil acesso aos produtos.
Defina, por meio de um inventário, a quantidade mínima e máxima de cada produto que você tem que ter no acervo. Isso ajuda a balancear o estoque de acordo com a demanda e orientá-lo quando for necessário fazer uma nova compra de determinado item.
De posse dessas informações, fica mais prático definir o tamanho e organizar o seu estoque.
- Saiba quais peças vendem mais em determinado período
Você pode organizar o estoque de semijoias de acordo com as estações do ano ou as datas comemorativas. Normalmente, são fatores que facilitam a saída de determinadas peças.
Peças mais extravagantes têm maior saída nas festas de fim de ano? Itens mais coloridos para aproveitar e combinar com o verão? Que semijoias servem para cada ocasião?
Faça isso de acordo com suas noções do público-alvo, e varie o volume de itens específicos. Esse controle também auxiliará no planejamento de ofertas e promoções.
- Controle tudo o que entra e sai
Um histórico de entradas e saídas facilita o gerenciamento amplo do seu estoque. Ao contar com relatórios, é possível que aquele controle seja realizado sem grandes complicações.
Faça levantamentos por período e identifique o que está disponível no estoque. Esse domínio ajuda a empresa a ter equilíbrio financeiro e também aperfeiçoar o atendimento às demandas dos consumidores.
É possível fazer o controle e monitoramento por meio de softwares de gestão. A tecnologia será grande aliada e trará mudanças significativas no seu sistema, se comparado aos relatórios manuais. Você será capaz de obter as informações de que precisa por meio de alguns cliques e com menos chances de erros.
- Conheça o método PEPS
A sigla quer dizer “primeiro a entrar, primeiro a sair” e tem origem no inglês “first in, first out” (FIFO). Como a expressão bem exprime, as saídas no seu estoque devem priorizar os produtos mais antigos. A primeira unidade comprada de cada item deve ser a primeira a ser colocada para venda.
Esse método evita que produtos se corrompam ou sejam, danificados pela ação do tempo. Eles serão vendidos de forma sistemática e lógica, facilitando o controle de estoque.
- Semijoias parada é sinônimo de dinheiro parado!
Isso porque, o estoque de semijoias é um dos grandes investimentos para o negócio.
Segundo especialistas, lojas que giram o estoque ao menos duas vezes por mês conseguem comprar e vender semijoias trabalhando com o dinheiro dos clientes. Ou seja, quanto menor o estoque, maior é o capital girando sem colocar a mão no caixa da empresa.
Por isso é fundamental, que você mantenha seu estoque sempre em movimento e fique sempre alerta, analisando quais peças tem mais saída.
Seguem abaixo, algumas dicas que vão desde as famosas queimas de estoque, até a revisão da estratégia de oferta, para ajudar a se livrar das indesejadas peças que teimam em permanecer no seu estoque por longo tempo. Confira:
- Análise do Controle de entrada e saída das peças
Para evitar que suas semijoias grudem no seu estoque, é preciso ter o controle das peças que saem e das que entram. Somente assim, você poderá fazer uma análise correta das peças que mais giram. Após identificar as semijoias que tem menos saída, é importante analisar quais são os motivos, afinal são várias possibilidades, como: preço, oferta, apresentação, estilo, qualidade entre outros.
- Promoções
Esta é uma medida de curto prazo e eficiente para vender as semijoias paradas. Você deve oferecer bons descontos em relação ao preço original, mas faça as contas, incluindo taxas de cartão de crédito, para não ficar no prejuízo.
- Vendas combinadas
Outra excelente estratégia de venda é fazer uma venda combinada, associando uma oferta da peça parada, com outra complementar que tenha um bom giro.
- Faça kits promocionais
Além de vendas combinadas, uma estratégia que pode potencializar a oferta, é criar kits que agregam valor e induza ainda mais suas clientes a comprar.
- Entenda as necessidades de seus clientes
Toda peça vendida supre alguma necessidade do cliente. Por isso, é importante que suas semijoias preencham esse desejo. Com isso em mente, pense naquilo que você tem parado no estoque e em como pode se tornar algo importante para suas clientes. Essa postura fará com que você consiga trabalhar o lado emocional do consumidor atingindo essa relação de necessidade.
- Utilize as mercadorias paradas como atrativos
De fato, vender semijoias com prejuízo não é nada saudável para o negócio. Contudo, se esta situação for necessária, ainda assim, ela poderá ser revertida se você utilizar essas mercadorias como atrativo.
Uma alternativa é oferecer as peças paradas como brindes na compra de outras semijoias que tenham bom valor agregado. Isso pode significar uma excelente maneira de atrair compradores. Contudo, jamais faça isso com mercadorias em más condições, o que pode causar verdadeiras dores de cabeça, além de significar propaganda negativa para seu negócio.
Se o prejuízo for necessário, oferecer as peças com descontos extremamente interessantes também atrairá o comprador. Atraídos pelos descontos, suas clientes também conhecerão as demais mercadorias que você tem em estoque, o que é muito bom pelo ponto de vista do marketing.
- Relançamentos em Redes Sociais
As redes sociais também servem de vitrine para suas peças, todos adoram ver sempre as novidades. E, se algumas peças estão grudadas em seu estoque, uma boa ideia para ressuscitá-la, é fazer uma nova postagem nas redes sociais, misturando as encalhadas com as novidades.
Mostrar novas perspectivas e novas composições pode ajudar a girar seu estoque e recuperar seu investimento.
Então aproveite essas dicas e livre-se delas já!
Um bom controle de estoque pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Você terá a adequada gestão do seu capital de giro, incrível poder de decisão de compra dos produtos, acompanhamento do ritmo de vendas — e claro, a Satisfação do Cliente!
E, uma boa montagem de coleção traz resultados magníficos!
- Lembre-se: Planeje suas Compras e Controle seu Estoque.
Importante: não há uma regra, pois cada Empresa tem um Posicionamento no Mercado e Estratégias diferentes de alcançar a Lucratividade.
- Sugestão para Iniciantes
Para quem está começando e ainda não sabe que tipo de mercadoria tem maior saída, recomendo que distribua de uma maneira mais equilibrada e após um período de experiência é importante fazer os devidos reajustes.
20% do Estoque: peças de Semijoias mais sofisticadas “luxo”, para quem deseja usar em ocasiões especiais, como festas, casamentos etc.
30% do Estoque: peças de Semijoias que são tendências “modinha”, que tem grande participação no mercado. Atenção: Procure vender rápido!
50% do Estoque: Peças de Semijoias que são clássicas “atemporal”, que nunca saem de moda e ainda te oferece uma boa margem de lucro.
Lembre-se, acertar no Mix da Coleção e ter o Controle do seu Estoque, faz toda a diferença no resultado da Empresa!
- Ponto de Atenção
O comportamento do consumidor está mudando o mercado, cada vez mais, o consumidor prefere algo que represente o seu “estilo pessoal” ou “estilo de vida”.
Não importa o que está “fora da moda” ou “dentro da moda”!
A regra mais importante deve ser respeitada, zelar pelo bom gosto e pela harmonização das peças, do resto pode abusar da criatividade.
O objetivo é encontrar um equilíbrio para ter uma loja versátil, mas que ao mesmo tempo seja agradável e traga uma identidade própria.