Cuidados especiais com a Semijoia
É importante saber que semijoias não são concebidas para uso contínuo como alianças de casamento, sujeitas a todo o tipo de serviços e intempéries. São peças de adorno sensíveis que devem receber os mesmos cuidados que roupas e calçados especiais recebem.
É interessante estar ciente que o ouro da semijoia, mesmo sendo de 18k não é tão resistente à oxidação quanto às peças fundidas em ouro maciço em função das diferenças na uniformidade superficial a nível molecular.
Em função destes fatores, alguns cuidados devem ser tomados e se devidamente respeitados, sua semijoia fina poderá durar anos sem escurece e com a mesma beleza de nova.
Siga esses cuidados:
- Ao utilizar cremes, maquiagens, perfumes e spray de cabelo, aguarde pelo menos 3 minutos antes de colocar sua peça, evitando a oxidação e respectivo escurecimento.
- Evite usar suas peças no chuveiro, praia, piscina e serviços domésticos e/ou contato com qualquer produto químico. A água salgada ou o cloro tornam as superfícies da semijoia opaca e podem ser corroídas.
- Evite arranhões, choques mecânicos e quedas;
- Evite ainda utilizar as semijoias para dormir ou executar qualquer atividade que possam submetê-las a desgaste impróprio.
- Guarde suas peças separadas umas das outras para que não risquem, e preferencialmente ao abrigo da luz em recipiente limpo e seco. Mantenha longe de colas e veludos.
- Em regiões de muito calor ou umidade é muito importante lavar e limpar sempre que utilizar suas semijoias, secando-as bem logo em seguida. O suor (ácido úrico) expelido pela pele pode provocar uma oxidação na peça, tornando-a escura.
- Para limpeza, utilize apenas água e sabão neutro, secando posteriormente com flanela ou pano macio. Em caso de escurecimento da peça, utilize flanela abrasiva, própria para esta finalidade, encontrada em lojas especializadas.